Você pode morrer de um coração partido?

load...

Um estudo de corações partidos

Os pesquisadores compararam a taxa de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral em pacientes mais idosos, com 60 anos e mais, cujo parceiro morreu aos indivíduos cujos parceiros ainda estavam vivos durante o mesmo período.

Crucial período de 30 dias

Eles descobriram que 16 por 10 000 pacientes estudados ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais experientes dentro de 30 dias da morte de seu parceiro em comparação com 8 por 10 000 para a população normal.

load...

“Muitas vezes usamos o termo ‘um coração quebrantado’ para significar a dor de perder um ente querido e nosso estudo mostra que o luto pode ter um efeito direto sobre a saúde do coração ‘, disse o Dr. Sunil Shah, um co-autor do relatório e professor de saúde pública na Universidade de Londres de St George.

Ataque cardíaco e derrame dobra risco

Para aqueles que experimentam a perda de um ente querido, o estudo mostrou que a probabilidade de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral dobrou no cruciais período de 30 dias após a morte de um parceiro.

“Há evidências, a partir de outros estudos, que luto e dor de chumbo a uma gama de respostas adversas incluindo alterações na coagulação do sangue, a pressão arterial, os níveis da hormona de stress e controlo da frequência cardíaca. Todos estes irão contribuir para um aumento do risco de eventos como ataques cardíacos e derrames após a perda de um parceiro ‘, disse o Dr. Shah.

Felizmente, este aumento do risco em homens e mulheres em luto começa a reduzir após 30 dias.

Apoiar alguém com um coração partido

“Achamos que é importante que os médicos, amigos e familiares estão cientes deste aumento do risco de ataques cardíacos e derrames para que eles possam garantir assistência e apoio é tão bom quanto possível em um momento de maior vulnerabilidade antes e depois da perda de um ente um “, disse o Dr. Shah.

load...

De acordo com especialistas, a dor leva ao estresse físico extra e também pode fazer as pessoas esquecem ou perdem o interesse em tomar a medicação.

“Interrupção repentina de curto prazo de tal medicação regular também pode contribuir para o aumento do risco de eventos cardiovasculares ‘, disse o Dr. Shah.

Fonte: Universidade de Londres de St George via ScienceDaily

Leitura recomendada: Por que as mulheres se saem pior do que os homens depois de um acidente vascular cerebral